Instituto Pensar - Polícia Federal solicita a Celso de Mello depoimento de Bolsonaro sobre interferência na PF

Polícia Federal solicita a Celso de Mello depoimento de Bolsonaro sobre interferência na PF

por: Eduardo Pinheiro


O ministro Augusto Heleno prestou depoimento nessa terça-feira e contradisse a versão do presidente de que teria reclamado, em reunião gravada, de sua segurança pessoal, e não da Polícia Federal

Foto: Isac Nóbrega/PR

Em ofício enviado na última sexta-feira (19) ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello, a Polícia Federal avisou que "nos próximos dias torna-se necessária a oitiva” do presidente Jair Bolsonaro sobre as suspeitas de interferências indevidas na corporação.

O aviso ao ministro foi feito pela delegada Christiane Corrêa Machado, coordenadora do Serviço de Inquéritos Especiais (Sinq) da PF, que conduz o inquérito contra o presidente. Celso de Mello poderá se posicionar caso queira definir se o depoimento de Bolsonaro será por escrito ou de forma presencial.

O inquérito iniciou após a denúncia do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro em seu pedido de demissão. Moro alega que a demissão do ex-diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, foi conduzida para que Bolsonaro pudesse interferir indevidamente nas investigações.

Leia também: ‘Tudo aponta para uma crise’, diz Bolsonaro ao citar investigações

Contradições

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, contradisse a justificativa apresentada por Bolsonaro de que suas declarações em reunião ministerial do dia 22 de abril referiam-se a dificuldades na troca de sua segurança pessoal, e não sobre tentativa de troca do superintendente da PF do Rio.

Em depoimento prestado na terça-feira (19), Heleno afirmou que Bolsonaro nunca teve "óbices ou embaraços” para nomear e trocar nomes da equipe de sua segurança pessoal no Rio ou em outro local. 

A PF defendeu o arquivamento do caso, o que não foi aceito pelo juiz Flávio Itabaiana.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: